Vítimas saíram de São Paulo com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul, segundo a polícia; oito membros da equipe de remo morreram após carreta tombar sobre van no Paraná, além do motorista da van
Nove pessoas morreram após uma carreta contêiner tombar sobre uma van que transportava uma equipe de remo, segundo o Corpo de Bombeiros. Os nomes das vítimas não foram divulgados, mas eles são integrantes do projeto Remar para o Futuro, ligado à prefeitura de Pelotas. Segundo informações apuradas pelo GLOBO, os adolescentes têm entre 17 e 21 anos. Um dos atletas e o motorista da van, que sobreviveram ao acidente, foi encaminhado para Hospital Municipal São José, em Joinville (SC), com ferimentos leves.
O time havia participado neste final de semana do Campeonato Brasileiro Unificado, representando Clube Centro Português 1º de Dezembro na competição por equipe, e conquistou sete medalhas na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP).
O projeto de remo também conquistou no sábado a medalha de ouro no four skiff masculino com Samuel Benites, Henri Fontoura, João Kerchiner e João Milgarejo. Já no domingo, último dia de provas, o time ganhou a medalha de ouro no four skiff feminino. A atleta do projeto Helen Belony Centeno venceu ao lado de Evelen Cardoso, Vitória Brandão e Isabela Silveira.
O Remar para o Futuro também conquistou três medalhas de prata e duas de bronze e terminou como a sexta melhor equipe do Campeonato Brasileiro, ficando na frente de clubes tradicionais como o Pinheiros, por exemplo.
Todos os oito atletas do Remar para o Futuro no Campeonato Brasileiro conquistaram medalhas. O Coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, havia classificado o desemprenho dos atletas como “excelente” e “histórico”.
No total, 32 clubes de todo o país marcam presença no principal campeonato anual organizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR). A maior delegação foi do Flamengo com 80 atletas.
O acidente
O acidente aconteceu na BR-376, por volta das 21h40 de domingo (20), em Guaratuba, no litoral do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no km 665, sentido Santa Catarina. A van saiu de São Paulo e tinha como destino o município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, explicou a polícia.
Por volta das 5h20, a PRF disse ainda que aguardava a chegada de um guindaste para içar a carreta com o container e retirar os corpos
O projeto
O Remar para o Futuro tem na equipe técnica Oguener Tissot, o coordenador geral Fabrício Boscolo, o professor de remo Davi Rubira Perleberg e os preparadores físicos Gabriel Moraes e Alexander Souza.
As atividades diárias do projeto são na Academia de Remo Tissot, no Recanto de Portugal, no Centro Português.
Prefeitura de Pelotas decreta luto oficial
A Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias por conta do acidente. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, se encontrou com familiares na manhã de segunda (21). Ao portal local A Hora do Sul, ela comentou sobre o treinador da equipe.
— Figura fora de série, extraordinária. Eles eram inspiração, mostrando o quanto o esporte é transformador e muda a vida das pessoas.
O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite manifestou pesar pelas mortes. “Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional”, disse.
Fonte: O Globo