6 de outubro de 2024
Assembleia Legislativa leva ações de cidadania ao município de Santarém
Principal

Assembleia Legislativa leva ações de cidadania ao município de Santarém

O Projeto Nossa Gente da Alepa promove quatros dias de ações em bairros da cidade.

A caravana da Ação Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Pará está em Santarém para mais uma ação coordenada pelo Centro de Atendimento do Cidadão (CAC), que levará diversos serviços para as comunidades dos bairros São José Operário, Maracanã, Prainha, Juá e suas adjacências, a partir das 8h. A expectativa da organização é que a ação iniciada nesta quinta-feira (26) atenda cerca de 2.500 pessoas até o domingo, dia 29.

A caravana do CAC oportuniza o acesso a retirada de documentos e serviços, garantindo o direito básico do exercício da cidadania. Serão ofertados os seguintes documentos:

·         Emissão de Registo Geral (RG);

·         Emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF);

·         Foto 3X4;

·         Xerox;

·         Emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento e Óbito;

·         Assessoria Jurídica;

·         Atendimento médico;

·         Serviços de enfermagem;

·         Verificação de PA;

·         Teste de glicemia.

O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), destaca o significado da documentação básica na vida das pessoas. “O Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), por exemplo, são documentos básicos, essenciais à cidadania. É um direito de todos e uma obrigação do Estado. O RG é o documento base de registro civil, que assegura a identidade das pessoas e lhes permite ter acesso a diversos benefícios sociais”, ressalta.

Alepa pelo Pará

Uma das marcas da gestão do deputado Chicão é fazer com que o poder legislativo esteja próximo da população, por isso as ações de itinerância estão presentes em todos os 144 municípios do Pará.

Segundo o coordenador do CAC/ALEPA, Márcio Souza, a Ação de Cidadania da ALEPA é fundamental porque consegue trabalhar uma demanda de emissão de documentos, RG, encaminhamentos para segunda via de Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho Digital e orientação jurídica.

A cada nova ação de cidadania da Alepa, são emitidas em média 300 Registros Gerais (RG) por dia, podendo chegar a até 500 emissões, dependendo do tamanho da cidade. “Em municípios maiores, como Marabá, onde estivemos recentemente, foram cerca de 600 emissões ao dia, somente do RG”, explicou o coordenador.

A ação de cidadania conta com a parceria da deputada Maria Carmo (PT) e nesta quinta-feira (26), esteve no bairro São José Operário, atendendo ainda às comunidades dos bairros Jutaí, Livramento, Urumari, Pérola do Maicá, Maicá e Vigia.

Nesta sexta, dia 27, a Ação de Cidadania da Alepa, estará na zona oeste de Santarém e atenderá a comunidade no bairro Maracanã I, onde também, serão atendidas pessoas dos bairros Maracanã, Elcione Barbalho e Nova Vitória.

Já no sábado, dia 28, a ação itinerante chegará ao bairro Prainha e atenderá ainda, pessoas vindas dos bairros do Santíssimo e Santana.

Fechando a programação, no domingo (29), as equipes da Ação de Cidadania estarão no bairro do Juá e atenderão a comunidade no Barracão Comunitário, localizado na Quadra 31, Rua Vai Quem Quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *