27 de abril de 2025
Viveiro de mudas agroflorestais beneficia mais de 40 famílias do Lago de Tucuruí
Região do Lago

Viveiro de mudas agroflorestais beneficia mais de 40 famílias do Lago de Tucuruí

Ribeirinhos e produtores familiares da área de influência do Mosaico de Unidades de Conservação (UCs) Lago de Tucuruí, no Sudeste do Pará, foram contemplados com a instalação de um viveiro de mudas agroflorestais em área da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais (Coopagro Brasil), às margens do lago da Hidrelétrica de Tucuruí. A iniciativa, que beneficiará mais de 40 famílias, foi promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), por meio do Escritório Regional de Carajás e da Gerência Administrativa do Lago de Tucuruí (GRTUC), entre os dias 16 e 17 de novembro.

A instalação do viveiro, medindo 6 m x 6 m, vai atender à implantação de Unidades Demonstrativas de Sistemas Agroflorestais (SAFs). Dividida em dois momentos, a ação foi coordenada pela engenheira agrônoma e gerente do Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio, Keyla Borges, que repassou instruções sobre a escolha correta da área para instalação, orientações sobre manuseio, cultivo e tempo correto para transplantio das mudas que serão cultivadas.

Segundo Keyla Borges, a Unidade Demonstrativa será referência para todas as famílias envolvidas na ação. O arranjo terá espécies frutíferas, como cacau, banana, mandioca, milho e feijão, e florestais, incluindo cumaru e copaíba.

Recuperação – O projeto de Sistema Agroflorestal (Prosaf) é desenvolvido pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF/Ideflor-Bio), como estratégia para a recuperação dos passivos ambientais de áreas alteradas com desenvolvimento produtivo e incremento de renda nas propriedades de agricultores familiares organizados. O SAF consiste no plantio de espécies florestais e frutíferas nativas da região amazônica em um mesmo terreno, diversificando a produção e beneficiando o desenvolvimento das plantações.

“A recomposição florestal produtiva, segurança alimentar e o fomento da agricultura familiar estão entre os inúmeros benefícios da implantação dos SAFs em áreas de agricultores familiares. O Ideflor-Bio fomenta a produção de mudas florestais e frutíferas, estruturação de viveiros, mecanização da terra, capacitação e acompanhamento regular por meio da equipe técnica do Instituto”, informou a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson.

Fonte: Agência Pará / Por Aldirene Gama (IDEFLOR-BIO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *