Samuel Alvarenga
Publicado em 17/12/2022 18:23
Santarém é uma das cinco cidades brasileiras selecionadas para participar do projeto “Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para Alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares”, como parte dos diálogos setoriais União Europeia – Brasil. A iniciativa é desenvolvida pela Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio do Instituto Comida do Amanhã, ICLEI América do Sul e a ONG WWF-Brasil.
“Fazer esse intercâmbio com a União Europeia para falar sobre alimentação e sistemas alimentares é algo que nos enche de orgulho. Nós somos a única cidade do estado do Pará selecionada para participar desse projeto, que selecionou cinco cidades no Brasil para fazer essa cooperação com a União Europeia nessa temática”, explica a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria Municipal de Educação, Vanda Maia.
O programa de cooperação reunirá diferentes governos para trocar experiências sobre os desafios encontrados na estruturação de políticas públicas voltadas para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, por meio de workshops, mesas-redondas, desafios e diálogos imersivos.
As cidades selecionadas terão a oportunidade de compartilhar experiências, informações e ferramentas com os demais participantes e com cidades europeias para adquirir conhecimentos sobre ferramentas para coleta e mensuração de dados para políticas públicas alimentares que possibilitem avaliar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 12.3) e ser parte de um projeto internacional para transformar sistemas alimentares urbanos circulares.