A importância de conscientizar as mulheres sobre se cuidar para evitar o avanço do câncer de mama foi pauta na Assembleia Legislativa do Pará. Várias deputadas debateram o assunto na tribuna fazendo referência ao “Outubro Rosa”.
Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula que a mulherada se toque e sempre faça o autoexame das mamas.
A, deputada Maria do Carmo, falou da importância de criar políticas públicas direcionadas às mulheres, salientando que a prevenção é a única arma contra a doença, que muitas vezes chega de maneira de avassaladora e mata. As campanhas são fundamentais porque orientam e podem salvar vidas. “É necessário que as políticas garantam o acesso equitativo a exames de detecção precoce, tratamento de qualidade e apoio psicológico para as pacientes e suas famílias”, sugeriu.
A deputada Lívia Duarte reconheceu os avanços no combate à doença no Estado, mas pediu ainda políticas públicas mais eficientes e empenho na área de assistência.
A deputada Paula Titan, procuradora da mulher no Poder Legislativo, disse que é preciso buscar para esse combate mais amparo do poder público. “Infelizmente, as mulheres que hoje são acometidas de câncer não tem o amparo necessário. Muitos municípios não possuem o aparelho de mamografia”, constata. E informou uma ação a ser desenvolvida entre a Procuradoria e o Departamento de Bem-Estar Social da Alepa para agir junto a servidoras, familiares e estender ainda campanha ao Estado do Pará.