O deputado Chicão (MDB), presidente do Poder Legislativo do Pará, presidiu na manhã desta quarta-feira (25) a solenidade cívico-militar de celebração dos 206 anos de criação da Polícia Militar do Pará, realizada no Comando de Missões Especiais (CME), no bairro da Cremação, em Belém.
O evento alusivo à memória do Coronel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura, patrono da PMPA, foi marcado por homenagens e condecorações de militares e personalidades civis. Além da presença do presidente da Alepa, que representou o governador Helder Barbalho, o evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Uálame Fialho Machado e do Comandante-Geral da PMPA, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, além de outras autoridades.
Como forma de reconhecimento pela contribuição, engrandecimento e desenvolvimento da Corporação em âmbito Estadual e Nacional, a Polícia Militar realizou, durante a solenidade, a leitura do ato de promoção de 45 oficiais e 2.575 praças, além da entrega de medalhas da Ordem do Mérito Coronel Fontoura e medalhas de Bons Serviços Prestados para militares e autoridades civis presentes.
Durante a cerimônia, o chefe do Legislativo destacou a importância dos investimentos do Governo do Estado na segurança pública, que se traduzem na redução sistemática da criminalidade violenta, como os números de homicídio, de roubo, de furto e de outros crimes nos 144 municípios do Pará. “A Polícia Militar do Pará está no rumo certo no combate do crime organizado e no cuidado com a população paraense. A gestão de Helder Barbalho trabalha sistematicamente na ampliação do efetivo da Corporação, garantindo investimentos em armamentos, viaturas, infraestrutura, qualificação, dentre outros”, afirmou o presidente Chicão.
Criação da PMPA
Criada em 1818, pelo capitão-general do Grão-Pará, António José de Sousa Manuel de Meneses, Conde de Vila Flor, a Corporação comemora seu aniversário no dia 25 de setembro, em homenagem aos homens do 1º e 2º Corpo do Regimento Militar do Estado que, comandados pelo coronel Sotero de Menezes e pelo tenente coronel Antonio Vieira da Fontoura, saíram vitoriosos na batalha e foram a primeira tropa a adentrar o arraial de Canudos.
A vitória conquistada perpetuou os principais símbolos históricos e tradicionais da Instituição, como a data de 25 de setembro, que foi sancionada por decreto como o dia da PMPA e, consequentemente escolhida para a comemoração de aniversário, bem como a letra presente na canção da Corporação de Fontoura, como é conhecida a Instituição.
Texto: Ana Paula Sampaio – AID – Comunicação Social
Foto: Guilherme Thorres – AID – Comunicação Social