22 de julho de 2024
Serra das Andorinhas é destino preferido de esportistas
Turismo

Serra das Andorinhas é destino preferido de esportistas

Excelente dica de lazer para o final de semana paraense conhecer o município de São Geraldo do Araguaia, onde fica o Parque Estadual Serra dos Martírios, também conhecido como Andorinhas (PESAM), no sudeste do Pará. A região é uma área de transição de dois biomas, o cerrado e a floresta amazônica, que totaliza uma área de 60 mil hectares de muita vegetação.

A Serra das Andorinhas, além de oferecer lazer aos seus visitantes, é fonte de estudos botânicos e arqueológicos, pois possui o segundo maior sítio de inscrições rupestres a céu aberto. Na área de proteção ambiental, uma das mais ricas em biodiversidade do país está localizada a principal caverna da Serra das Andorinhas, à qual você chegará após 1½ hs de forte rampa no Morro do Passat. Tem uma boca interessante e uma extensão de 1 km, que é importante nas formações menores de quartzito como essa. Só as cavidades calcárias são decoradas pela deposição do carbonato sob a forma de estalactites, flores e cortinas. As de arenito e quartzito não exibem esses ornamentos, mas podem ser muito bonitas na sua amplidão e simplicidade.

Para aqueles que gostam de se aventurar na natureza a região é ideal para aproveitar as trilhas. As caminhadas podem durar até duas horas, de um caminho repleto de plantas, árvores e gravuras rupestres. Ao final, o turista pode se deparar com a cachoeira do Spanner, que tem uma queda de mais de 70 metros.  Vale ressaltar que o caminho só é feito com guia autorizado da Ideflor-Bio. A cachoeira da 4 quedas é um dos locais onde os turistas praticam rapel.

Casa de Pedra é considerada o coração do parque. Lá, os registros arqueológicos podem ser vistos e explicados detalhadamente pelos guias turísticos. O lugar também é considerado um templo religioso, palco da festividade do divino espírito santo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *