12 de dezembro de 2024
Brasil sob queimadas: de onde vem o fogo que causou corredor de fumaça?
Destaques Entretenimento

Brasil sob queimadas: de onde vem o fogo que causou corredor de fumaça?

Queimadas registradas nos últimos dias fizeram com que densas nuvens de fumaça se espalhassem em diversas partes do país. No interior do estado de São Paulo e em estados como Goiás e Rondônia, a presença da fuligem derrubou a qualidade do ar. A previsão indica que a fumaça pode levar dias para se dissipar completamente e que altas temperaturas esperadas em cidades como Manaus podem agravar as queimadas já existentes e provocar novos focos de incêndio.

O que aconteceu

Milhares de focos foram registrados em um único dia. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na última sexta-feira (23) foram registrados 4.928 focos de calor como efeito das queimadas em todo o Brasil.

Do total de focos, 1.886 foram somente no estado de São Paulo. O número de queimadas em território paulista superou os incêndios de toda a Amazônia, onde 1.659 focos foram registrados. Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica foram os biomas com maior número de focos.

No domingo, o número de focos em todo o Brasil era de 2.205. E as áreas mais afetadas eram Amazônia (1.442) e Cerrado (701).

Parte de SP está sob alerta máximo. O estado tem com focos ativos de incêndio em 8 das 11 regiões. Um balanço publicado no último domingo (25) informou que 46 municípios estão em alerta máximo para incêndios, sendo que 21 têm focos ativos de fogo.

Ventos espalharam fogo e fumaça. Com a chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo, o vento forte espalhou incêndios, gerou tempestades de poeira e carregou a fumaça para mais cidades. Moradores de diversos municípios brasileiros registraram o céu escuro com a presença de fumaça. Em Ribeirão Preto, interior paulista, aulas da rede municipal foram suspensas por acúmulo de fuligem nos colégios. No último sábado (24), diversos moradores tiveram de deixar suas casas em bairros e condomínios que ficaram cercados por fogo e poeira.
Ribeirão Preto ficou com o céu coberto de fumaça devido incêndios florestais no interior de São Paulo
Imagem: Guilherme Veiga/Estadão Conteúdo
Voos impactados pela fumaça. A fuligem dos incêndios em São Paulo chegou aos céus de Brasília e Goiás, provocando o desvio e o cancelamento de voos nestes estados. Queimadas registradas em Goiás prejudicaram ainda mais as condições e a visibilidade na região

Informações de: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *